fbpx
Você conhece a importância do descanso? Saiba tudo nesse post!

Você conhece a importância do descanso? Saiba tudo nesse post!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você sabia que o descanso é tão importante quanto o treino? É preciso ter um descanso de qualidade, para que haja liberação hormonal durante o sono, e claro, para que haja recuperação muscular.

Há estudos que provam que o sono melhora a qualidade de vida de modo geral, com efeitos positivos na pressão arterial, na parte hormonal e no controle glicêmico. Em contrapartida, a faltar sono provoca perda de massa muscular, diminui a capacidade de metabolização da insulina, e há uma diminuição dos hormônios.

Baseado nisso, os resultados do exercício físico são sustentados por um tripé: descanso, treino e alimentação.

Durante o treino, as fibras musculares são lesionadas, e essas micro leões precisam ser regeneradas. Esse processo de regeneração se dá durante o descanso, pois, durante o repouso ocorre uma melhora na oxigenação das células musculares, auxiliando a recuperação das fibras dos músculos e acelerando esse processo. Se seu organismo não se recuperar totalmente, seu processo é seriamente prejudicado.

descanso musculação

Tempo de descanso entre treinos do mesmo grupo muscular

Cada pessoa, de acordo com seu físico, tempo do treino, tipo de treino, genética e alimentação, deve ter determinado tempo de recuperação para treinar o mesmo grupo muscular.  Em média, o tempo de recuperação gira em torno de 24 a 72 horas.

É preciso respeitar seu tempo de recuperação, fator que varia entre cada pessoa. Como já mencionamos, durante o treino, os músculos sofrem micro lesões, e antes de treinar o mesmo grupo muscular novamente, é preciso que seus músculos já tenham parado de doer, afinal, é no período de recuperação que seu músculo fica maior e mais forte!

Deload Week

O objetivo de quem pratica alguma modalidade na academia é sempre se superar, seja aumentando a carga no exercício, ter hipertrofia, aumentar a resistência, entre outros.

Porém, há dias que não conseguimos render o suficiente na academia, ou mesmo, dias que nem queremos treinar. Talvez, seu corpo esteja precisando de um descanso. Já ouviu falar no Deload Week? É quando você dá um descanso da academia, por um tempo que pode variar entre 7 a 12 dias.

Esse descanso faz com que seu corpo se recupere bem, o que depois te deixará bem mais focado e motivado para treinar, e fará você ver mais resultados. O Deload Week também pode ser implementado por pessoas que treinam pesado, mas que não estão vendo resultados. Talvez um descanso é tudo que seu corpo precise!

Se você não consegue ficar esse tempo longe da academia, pode fazer o Deload Week com treinos menos intensos, com menos pesos ou menos repetições.

Seu corpo precisa de nutrientes!

Vale ressaltar que, durante o tempo de descanso e de recuperação muscular, seu corpo precisa de substratos (calorias, carboidratos, proteínas, gordura, água, micronutrientes…), para que seu resultado seja o melhor possível.

Banner da academia Cia do Corpo

Venha para a Cia!

Aqui na Academia Cia. do Corpo, temos ótimos profissionais que irão elaborar a periodização de seu treino, contabilizando a intensidade do treino e o período necessário de descanso. Solicite suas aulas experimentais! temos certeza que você vai adorar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp