fbpx
Seu peso estagnou? Saiba fugir do efeito platô e voltar a ter resultados!

Seu peso estagnou? Saiba fugir do efeito platô e voltar a ter resultados!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você está se dedicando e trabalhando duro para atingir a sua meta, mas parece que os números na balança estagnaram? Você pode estar sofrendo o efeito platô!

Geralmente, o efeito platô ocorre logo após uma perda de peso inicial, o que pode gerar um grande desencorajamento para continuar a dieta e os treinos, afinal, os objetivos desejados parecem não estar sendo alcançados. Você se identificou? Então continue a leitura e aprenda a fugir do efeito platô e voltar a ter resultados!

O que é o efeito platô?

Todos sabemos que atingir uma meta de perda de peso pode ser difícil: no começo de uma dieta o peso tende a diminuir rapidamente, porém, em um dado momento, parece que o peso estaciona. Essa incapacidade de perder peso é conhecida como efeito platô, e ele acontece principalmente quando a dieta é muito longa.

Quando você inicia uma dieta e ao mesmo tempo começa a fazer treinos regulares, seu corpo vai se acostumando com aquela rotina. Este efeito nada mais é do que uma defesa do organismo.

Mas afinal, como fugir do efeito platô e voltar a ter resultados?

Mantenha um plano alimentar

Não podemos subestimar a quantidade de alimentos que ingerimos! É preciso fazer uma análise detalhada da ingestão de alimentos e bebidas feita ao longo do dia, pois o rastreamento de calorias e macronutrientes podem fornecer informações concretas sobre quantas calorias você está realmente ingerindo.

Existem vários aplicativos que fornecem informações como calorias, macro e micronutrientes dos alimentos que você consome. Certamente, manter tudo registrado ajudará a manter os esforços na dieta e na perda de peso.

IMPORTANTE: Sempre consulte seu nutricionista.

Aumente a intensidade ou a frequência do exercício físico

Quem está procurando emagrecer e sofre com o efeito platô pode ainda se beneficiar com uma mudança no treino. Reduza o número de repetições e tente aumentar a intensidade ou a frequência do exercício físico, e após um tempo, analise se houve progresso em sua meta.

Aumentar a intensidade ou a frequência com que você pratica exercícios promove o aumento da massa muscular, e esse é um fator que influência diretamente na quantidade de calorias gastas durante a atividade física e o repouso.

Você sabia? Os músculos queimam 3x mais colorias em repouso!

Banner Cia do Corpo

Beba bastante água

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e dos processos metabólicos, e em qualquer dieta, a dica é sempre se hidratar bem.

Se você bebe pouca água, o corpo precisará de uma energia extra para controlar seu metabolismo, e isso pode interferir com a perda de peso.

Uma grande dica é que você beba água antes das refeições, já que isso pode te ajudar a reduzir a ingestão de alimentos.

Cuidado com o estresse

O estresse aumenta a produção de cortisol no corpo, e esse hormônio pode aumentar o armazenamento de gordura na região abdominal – esse efeito parece ser maior para as mulheres.

Além disso, muitas pessoas acabam encontrando conforto nos alimentos e desencadeando desejos por alimentos não muito saudáveis quando estão estressadas.

efeito platô

Durma bastante

O sono é extremamente importante para manter uma boa saúde física, mental e emocional, além de ajudar a regular os hormônios responsáveis pela saciedade.

Ademais, o sono é uma peça importante para a regeneração muscular. Com seus músculos regenerados e descansados, o ganho de massa muscular fica mais fácil, e como já vimos, mais músculos é sinônimo de mais calorias gastas em repouso!

Para evitar o efeito platô, tente dormir de 7 a 8 horas por noite.

Não se apegue apenas aos números da balança

É muito importante saber que os números mostrados na balança podem não mostrar com precisão o seu progresso devido as alterações em sua composição corporal.

Em vez de perder peso, o seu objetivo de fato é perder gordura, e se você está se exercitando regularmente, pode estar desenvolvendo músculos, que são mais densos que as gorduras e ocupam menos espaço.

Gostou das nossas dicas? Conte pra gente nos comentários!

Venha atingir seus objetivos aqui na Academia Cia do Corpo! Agende uma aula experimental, estamos esperando por você.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp