Você está se dedicando e trabalhando duro para atingir a sua meta, mas parece que os números na balança estagnaram? Você pode estar sofrendo o efeito platô!
Geralmente, o efeito platô ocorre logo após uma perda de peso inicial, o que pode gerar um grande desencorajamento para continuar a dieta e os treinos, afinal, os objetivos desejados parecem não estar sendo alcançados. Você se identificou? Então continue a leitura e aprenda a fugir do efeito platô e voltar a ter resultados!
O que é o efeito platô?
Todos sabemos que atingir uma meta de perda de peso pode ser difícil: no começo de uma dieta o peso tende a diminuir rapidamente, porém, em um dado momento, parece que o peso estaciona. Essa incapacidade de perder peso é conhecida como efeito platô, e ele acontece principalmente quando a dieta é muito longa.
Quando você inicia uma dieta e ao mesmo tempo começa a fazer treinos regulares, seu corpo vai se acostumando com aquela rotina. Este efeito nada mais é do que uma defesa do organismo.
Mas afinal, como fugir do efeito platô e voltar a ter resultados?
Mantenha um plano alimentar
Não podemos subestimar a quantidade de alimentos que ingerimos! É preciso fazer uma análise detalhada da ingestão de alimentos e bebidas feita ao longo do dia, pois o rastreamento de calorias e macronutrientes podem fornecer informações concretas sobre quantas calorias você está realmente ingerindo.
Existem vários aplicativos que fornecem informações como calorias, macro e micronutrientes dos alimentos que você consome. Certamente, manter tudo registrado ajudará a manter os esforços na dieta e na perda de peso.
IMPORTANTE: Sempre consulte seu nutricionista.
Aumente a intensidade ou a frequência do exercício físico
Quem está procurando emagrecer e sofre com o efeito platô pode ainda se beneficiar com uma mudança no treino. Reduza o número de repetições e tente aumentar a intensidade ou a frequência do exercício físico, e após um tempo, analise se houve progresso em sua meta.
Aumentar a intensidade ou a frequência com que você pratica exercícios promove o aumento da massa muscular, e esse é um fator que influência diretamente na quantidade de calorias gastas durante a atividade física e o repouso.
Você sabia? Os músculos queimam 3x mais colorias em repouso!
Beba bastante água
A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e dos processos metabólicos, e em qualquer dieta, a dica é sempre se hidratar bem.
Se você bebe pouca água, o corpo precisará de uma energia extra para controlar seu metabolismo, e isso pode interferir com a perda de peso.
Uma grande dica é que você beba água antes das refeições, já que isso pode te ajudar a reduzir a ingestão de alimentos.
Cuidado com o estresse
O estresse aumenta a produção de cortisol no corpo, e esse hormônio pode aumentar o armazenamento de gordura na região abdominal – esse efeito parece ser maior para as mulheres.
Além disso, muitas pessoas acabam encontrando conforto nos alimentos e desencadeando desejos por alimentos não muito saudáveis quando estão estressadas.
Durma bastante
O sono é extremamente importante para manter uma boa saúde física, mental e emocional, além de ajudar a regular os hormônios responsáveis pela saciedade.
Ademais, o sono é uma peça importante para a regeneração muscular. Com seus músculos regenerados e descansados, o ganho de massa muscular fica mais fácil, e como já vimos, mais músculos é sinônimo de mais calorias gastas em repouso!
Para evitar o efeito platô, tente dormir de 7 a 8 horas por noite.
Não se apegue apenas aos números da balança
É muito importante saber que os números mostrados na balança podem não mostrar com precisão o seu progresso devido as alterações em sua composição corporal.
Em vez de perder peso, o seu objetivo de fato é perder gordura, e se você está se exercitando regularmente, pode estar desenvolvendo músculos, que são mais densos que as gorduras e ocupam menos espaço.
Gostou das nossas dicas? Conte pra gente nos comentários!
Venha atingir seus objetivos aqui na Academia Cia do Corpo! Agende uma aula experimental, estamos esperando por você.