fbpx
Qual é o melhor exercício para queimar gordura?

Qual é o melhor exercício para queimar gordura?

Tempo de Leitura: 3 minutos

A queima de gordura corporal é sustentada por dois pilares: uma dieta balanceada com redução de calorias, e claro, a prática de exercícios físicos.

Todas as colorias que ingerimos devem ser gastas com atividades físicas ou por nosso metabolismo, pois do contrário, ela é armazenada em algum lugar do nosso corpo em forma de gordura.

Sabemos que os exercícios físicos aumentam o gasto calórico e mantém a massa magra (músculo), mas quando questionamos qual o melhor exercício para queimar gordura corporal gera um certo debate entre os profissionais da área.

Nós, da Cia. do Corpo, tentaremos esclarecer algumas dúvidas sobre esse assunto. Confira!

O melhor tipo de exercício para queimar gordura deve ser de alta ou baixa intensidade?

O melhor tipo de exercício para queimar gordura são os de alta intensidade. Quanto maior a intensidade, mais calorias são gastas e consequentemente mais gordura corporal é eliminada. Dessa forma, deve ser feito um plano de exercício aeróbico e de resistência, pois assim é possível aumentar o gasto calórico e manter a massa magra do corpo.

Contudo, é importante ressaltar que esse plano é contraindicado para pessoas sedentárias ou em risco ortopédico e cardíaco. Para essas pessoas, o mais indicado são treinos longos e de baixa intensidade.

Banner da academia Cia do Corpo

Adaptações fisiológicas e metabólicas que ocorrem nos exercícios aeróbicos e de resistência

Sem dúvida, algumas adaptações fisiológicas e metabólicas ocorrem durante os exercícios aeróbicos e de resistência, tais como:

  • Aumento na entrega de oxigênio (via corrente sanguínea) e sistema de extração (via capilarização) ajuda a oxidar a célula e queimar a gordura com mais eficiência.
  • Um aumento na sensibilidade muscular e nas células de gordura para epinefrina leva a uma melhor liberação de ácidos gordos (trigliceres desmembrados da sua estrutura de glicerol) no sangue e no músculo (onde a gordura está na sua forma de armazenamento de trigliceres).
  • Um aumento no sistema de circulação sanguínea ajuda a entrega de ácidos gordurosos para o músculo usar como combustível.
  • Uma melhora nos transportadores de proteína que movem os ácidos gordurosos para a célula muscular, fazendo com que mais gordura esteja disponível como combustível.
  • Um aumento na quantidade de ácidos gordurosos que entram no músculo, os quais disponibilizam mais gordura para ser queimada como combustível.
  • Um aumento significativo no número e no tamanho da mitocôndria. A mitocôndria é o único lugar de uma célula onde a gordura é oxidada. É a “caldeira da queima de gordura”.
  • Finalmente, um aumento nas enzimas que “aceleram” a quebra das moléculas de ácidos gordurosos para serem usados nos exercícios aeróbicos.

Todas os dados acima foram tirados do site mundoboaforma.com.br

Venha treinar na Cia do Corpo

Venha para a Cia. do corpo!

Na Academia Cia. do Corpo, você encontra profissionais capacitados para a elaboração do seu treino. Aqui, cada plano de treino é único, a fim de garantir os melhores resultados possíveis sempre respeitando todas as características dos alunos, e claro, levando em conta seus objetivos.

Venha fazer uma aula experimental!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp