fbpx
O que é treino funcional? Conheça seus benefícios!

O que é treino funcional? Conheça seus benefícios!

Tempo de Leitura: 2 minutos

O treino funcional se baseia em movimentos naturais do corpo, como correr, pular, agachar, puxar, empurrar e girar, mesclado diferentes capacidades físicas em um único exercício.

Diferente da musculação, que trabalha movimentos mecânicos e isolados, o exercício funcional possibilita um desenvolvimento corporal mais homogêneo, ou seja, mais completo.

Sem dúvida, é um exercício que veio para somar às demais modalidades presentes nas academias, sendo uma ótima alternativa para quem está cansado dos exercícios mais tradicionais. Leia nosso post completo e conheça os benefícios do treino funcional, saiba quais são os acessórios utilizados e quem pode praticar essa modalidade!

Conheça os benefícios do treino funcional

Ao contrário dos exercícios localizados, os treinamentos funcionais trabalham diversos músculos e habilidades motoras simultaneamente.

Essa modalidade proporciona a percepção dos movimentos, melhora a postura de forma geral, proporciona simetria muscular, melhora a saúde da coluna vertebral e é altamente motivadora pela infinidade de exercícios e possibilidades.

Entre seus principais benefícios, podemos listar o ganho de força, flexibilidade, equilíbrio, resistência, condicionamento físico e agilidade. Além disso, o treino funcional ajuda a prevenir lesões e reduz o percentual de gordura, promovendo emagrecimento e definição muscular.

Durante uma hora de treino funcional, uma pessoa pode gastar em média 800 calorias! Correndo durante o mesmo tempo, gasta-se em média 700 calorias.

Acessórios utilizados

Como o treino funcional trabalha diversos músculos e habilidades motoras simultaneamente, são utilizados alguns acessórios, tais como:

Cordas, hastes, elásticos, bolas, discos, cones, mini trampolim, pneus e pesos.

O treinamento funcional é baseado em circuitos que vão mudando de acordo com as aulas, fazendo com que a pessoa pense no movimento que está realizando e não apenas executando-os mecanicamente. A frequência indicada para se praticar essa modalidade é de três vezes por semana.

Quem pode praticar essa modalidade?

Qualquer pessoa pode iniciar a prática dessa modalidade, desde que esteja em plenas condições físicas. Mas claro, assim como qualquer outro exercício físico, pessoas que já praticaram outras modalidades esportivas certamente se adaptarão melhor a este tipo de treinamento.

Se você é uma pessoa sedentária, o indicado é preparar o seu corpo com exercícios mais simples, como a própria musculação, por exemplo, antes de se submeter a esse treinamento.

 

Banner Cia do Corpo

Venha para a Cia do Corpo!

Todos sabemos que praticar exercícios físicos melhora a saúde de forma geral, aumenta a autoestima e proporciona mais disposição para as tarefas do dia a dia. Agora que você já está por dentro do que é o treino funcional, venha realizar uma aula experimental aqui na Cia do Corpo! Entre em contato conosco.

A academia Cia do Corpo voltou as suas atividades, porém, temos algumas regras para o uso da academia com o cenário da Covid-19. Clique aqui e fique atento a todas as regras e normas que foram decretadas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp