fbpx
Metabolismo lento? Aprenda a resolver de forma simples!

Metabolismo lento? Aprenda a resolver de forma simples!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Certamente, você já ouviu alguém dizer que não emagrece porque “o metabolismo está lento”. O fato é que cada pessoa tem seu próprio ritmo metabólico, e assim, tem pessoas que até dormindo gasta mais calorias do que a outra.

Isso se deve a vários fatores, como genética, sexo, idade, alimentação, e o estado hormonal.

Estima-se que uma mulher gasta entre 1200 a 2000 calorias por dia sem precisar de se mexer muito, já um homem, gasta entre 1800 a 2500 (essa é a chamada taxa metabólica basal). Entretanto, esses valores são apenas estimativas, visto que cada organismo funciona à sua maneira.

Mas afinal, o que é o metabolismo?

O Metabolismo é o conjunto de reações físicas e químicas que ocorrem no nosso organismo, transformando as moléculas em fontes de energia com a finalidade de manter nosso corpo funcionando normalmente, como função nervosa, circulação sanguínea e a respiração.

Sem dúvida, o metabolismo exerce um papel muito importante para conseguirmos atingir determinados objetivos físicos, pois ele é o responsável por gastarmos mais ou menos calorias.  Nesse sentido, se o metabolismo for acelerado, permite o uso da energia que consumimos e a queima de calorias se torna mais fácil, mas se o metabolismo for lento, o efeito é o contrário e a energia é armazenada em forma de gordura.

Alguns fatores que influenciam nossa taxa metabólica basal:

Idade: à medida que envelhecemos, nossos corpos tendem a perder músculos e a ganhar gordura, então nossa taxa metabólica basal diminui;

Tamanho corporal: adultos maiores têm uma taxa metabólica basal maior;

Crescimento: lactentes e crianças precisam de uma maior demanda de energia;

Gênero: os homens tendem a ter um metabolismo mais rápido do que as mulheres devido ao fato de terem maior massa muscular;

Temperatura: temperaturas extremamente altas ou baixas requerem o gasto de mais combustível;

Dieta: durante uma dieta excessivamente restritiva, nossa taxa metabólica basal diminui para economizar energia;

Todos podemos moldar aquilo que queremos!

Embora não possamos controlar totalmente nosso metabolismo, sabemos que ele pode ser estimulado através dos exercícios físicos.

Modificações simples na dieta, como comer de maneira mais saudável, além dos exercícios, é claro, fazem total diferença na rapidez com que se queima calorias em repouso. Inclusive, quanto mais músculos você tiver, melhor, pois eles queimam três vezes mais calorias do que a gordura, mesmo quando a pessoa está em repouso.

Por isso, o aumento da massa muscular é essencial para acelerar a “taxa metabólica”.

Alimentação

Se alimente de forma mais saudável e evite alimentos ultraprocessados, com excesso de açúcar, gordura e conservante na composição. O consumo desses alimentos está associado ao desenvolvimento de uma inflamação no organismo, que pode deixar o metabolismo lento e desencadear o aumento do peso.

 

Venha acelerar seu metabolismo!

Como já mencionamos, os exercícios físicos estimulam o metabolismo, e esse exerce um papel muito importante para conseguirmos atingir determinados objetivos físicos. Não perca mais tempo, e venha treinar aqui na Cia. do Corpo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp