fbpx
[Leitura obrigatória] Atividades físicas proporcionam saúde e qualidade de vida!

[Leitura obrigatória] Atividades físicas proporcionam saúde e qualidade de vida!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Sem dúvida, as atividades físicas proporcionam uma série de vantagens para a saúde e qualidade de vida.

O fato é que corpo humano foi criado para o movimento, e se você estiver levando uma vida sedentária, está na hora de pensar em maneiras de se mexes mais! Uma vida ativa melhora o bem-estar físico e mental, e evita o surgimento de inúmeras doenças. Venha ter mais saúde e qualidade de vida com a Cia do Corpo!

O sedentarismo vem avançando cada vez mais

Realizar atividades físicas é recomendado para todas as pessoas, porém, nem todos conseguem incorporá-las ao seu cotidiano — fato que pode levar ao sedentarismo e comprometer significativamente a saúde.

Ao que tudo indica, esse cenário tem se agravado devido ao avanço da tecnologia em nosso dia a dia. Jogos eletrônicos, serviços de streaming, bem como os smartphones fazem com que as pessoas passem mais tempo conectadas ao universo on-line, deixando de lado as atividades físicas ou qualquer outra atividade capaz de manter o corpo em movimento.

De acordo com um estudo realizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2018, um em cada quatro adultos apresenta características de sedentarismo. Acredite, a má alimentação, o uso de medicamentos, o excesso de trabalho e a falta de exercícios físicos são alguns dos fatores que mais influenciam o índice de morte causada por doenças entre os brasileiros, onde a inatividade física é considerada o quarto maior fator de risco de mortes no mundo.

Que tal sair desse índice e começar a prática de atividades físicas?

Conheça alguns benefícios da prática de atividades físicas

Os benefícios das atividades físicas são muitos, e são fundamentais para uma vida melhor e mais saudável. Conheças alguns desses benefícios:

Previne o surgimento de doenças

As atividades físicas previnem que o indivíduo desenvolva uma série de doenças e problemas de saúde, como a obesidade, a osteoporose, pressão sanguínea, colesterol alto, diabetes, entre outros.

Melhora a saúde mental

Melhora a saúde mental, reduzindo os sintomas do estresse e da depressão. Isso acontece devido a liberação da endorfina no cérebro (popularmente conhecido como o hormônio da felicidade) durante as atividades físicas, liberando uma sensação de bem-estar que toma conta do corpo e da mente. Entre seus benefícios, esse hormônio proporciona melhora na memória e otimiza o processo de aprendizado, fortalece o sistema imunológico, melhora o humor, entre outros.

Pessoas que sofrem de síndrome do pânico, déficit de atenção ou hiperatividade também são beneficiadas com a prática de exercícios, pois a mente se ocupa durante o exercício dando uma folga das preocupações e emoções negativas. É por isso que muitas pessoas utilizam o exercício físico como uma forma de terapia.

Proporciona energia

As atividades físicas proporcionam energia e auxiliam na realização das atividades diárias, eliminando o cansaço e aumentando a produtividade. Quem se exercita regularmente acorda mais descansado e executa as tarefas do seu dia a dia com muito mais energia, não somente para o trabalho, mas também para aproveitar o tempo livre.

Queima calorias

Queima calorias e proporciona a perda de peso, pois o corpo passa a gastar a energia que seria acumulada em forma de gorduras. Vale ressaltar que o sobrepeso está relacionado com uma série de doenças, tais como doenças cardíacas, colesterol elevado, diabetes, hipertensão, problemas circulatórios e ortopédicos.

Banner Cia do Corpo

Melhora o condicionamento físico

Proporciona a manutenção da tonificação dos músculos, melhorando a aparência em geral e o tônus muscular.

Mantém a pele saudável

Devido a intensificação do fluxo sanguíneo que acontece durante a atividade física, há um aporte de oxigênio e nutrientes para todos os tecidos, inclusive a pele. Com isso, há a diminuição da retenção de liquido e as toxinas são eliminadas. Tudo isso se reverte na pele, deixando-a viçosa, hidratada, mais firme, jovem, mais corada e com menos acne.

Promove melhora nas funções pulmonares

Segundo uma pesquisa divulgada em 2015 pelo Ibope, cerca de 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias – como falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito, onde um estilo de vida sedentário tende a agravar esses sintomas.

Em contrapartida, a prática de exercícios físicos é a maneira mais eficiente de reduzir os sintomas de doenças respiratórias.

Melhora a qualidade do sono

A pratica de atividades físicas melhora a qualidade do sono, pois durante a atividade o corpo libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a provocar o relaxamento da mente, o bom humor e a regulação do sono.

De acordo com a OMS, um indivíduo é considerado fisicamente ativo praticando apenas 150 minutos de exercícios semanalmente.

Atividades físicas garantem saúde e qualidade de vida a idosos

Atividades físicas garantem saúde e qualidade de vida a idosos

Com o avanço da idade, os idosos sofrem bastante quando se trata de autonomia e independência, podendo sofrer dificuldades ou mesmo a incapacidade de realizar as atividades diárias. Aí é que entrar os exercícios físicos!

Os exercícios físicos, aliados e a uma alimentação saudável e adequada impacta positivamente o funcionamento do organismo dos idosos, reduzindo os danos causados pelo tempo, como a perda de equilíbrio, o enfraquecimento dos músculos, a perda de flexibilidade, agilidade e resistência muscular.

Sem dúvida, os exercícios físicos proporcionam uma qualidade de vida melhor, mas é muito importante a orientação de um educador físico!

Musculação: Atividades físicas garantem saúde e qualidade de vida.

Exemplo de algumas atividades físicas e seus benefícios

Exercícios Aeróbicos

Os exercícios aeróbicos trazem vários benefícios ao organismo, diminuindo a chance de desenvolver doenças cardiovasculares. Isso acaba melhorando a saúde e a qualidade de vida, aumentando consideravelmente e expectativa de vida.

Musculação

Além de a musculação proporcionar uma melhora na estética, também é uma grande aliada para a saúde e bem-estar. Você sabia? Levantar pesos também reduz os sintomas de diversos transtornos mentais.

A musculação aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo: deixa o metabolismo acelerado e aumentando a queima de calorias em repouso, fortalece o coração, os ossos e melhora a postura.

Caminhada ao ar livre ou na esteira

A caminhada é um excelente exercício para quem está implementando as atividades físicas na rotina, pois ela permite que o programa de exercícios comece com cargas leves e vá aumentando progressivamente até atingir a intensidade ideal.

Corrida ao ar livre ou na esteira

A corrida é um exercício bastante completo, pois mexe com todos os músculos do corpo. Entretanto, é indicada para pessoas que já possuem um bom condicionamento físico. Sendo assim, você pode começar com a caminhada e ir progredindo até a corrida.

Bicicleta ou Spinning

Andar de bicicleta ou praticar Spinning contribui bastante para o bem-estar físico e mental, sendo um excelente exercício para quem deseja enrijecer as coxas e nádegas. Além de ser uma modalidade que queima muitas calorias, também contribui para um bom funcionamento do sistema cardiovascular.

IMPORTANTE: Independentemente da modalidade que você pretende começar, é importante a liberação do médico para o início dos exercícios, bem como o acompanhamento de um educador físico para auxiliar na escolha do exercício e na sua correta execução.

Venha treinar na Cia do Corpo

Sem dúvida, as atividades físicas proporcionam saúde e qualidade de vida

E qual o papel da Cia do Corpo em tudo isso? A academia Cia do Corpo possui um ambiente focado na prática de exercícios físicos, contando com profissionais qualificados para direcionar as melhores atividades ao aluno. Isso facilita a sua jornada de melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Que tal garantir sua aula experimental? Clique aqui. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp