fbpx
Imunidade baixa: Fortaleça seu sistema imunológico de forma simples

Imunidade baixa: Fortaleça seu sistema imunológico de forma simples

Tempo de Leitura: 3 minutos

Se você for o tipo pessoa que fica doente constantemente, ou quando fica doente, demora mais que o normal para se recuperar, fique atento, você pode estar com a sua imunidade baixa.

Um sistema imunológico saudável é essencial para manter nossa saúde, pois ele é responsável por defender nosso organismo de bactérias, vírus e outros patógenos.

Mas fique tranquilo, com alguns cuidados e mudanças de hábito, você consegue de maneira fácil aumentar imunidade.

Imunidade Baixa

Imunidade baixa é o termo utilizado para um sistema imunológico que está com dificuldades em combater parasitas, bactérias e vírus, que entram no organismo. Uma pessoa com imunidade baixa vive doente, e o seu processo de recuperação é bem maior que o das demais pessoas.

Alguns dos sintomas comuns de uma pessoa com imunidade baixa inclui: Evolução e piora da doença em curto espaço de tempo; quadros de infecções e resfriados constantemente; infecções de pele.

Mas afinal, o que causa imunidade baixa?

 

Mas afinal, o que causa imunidade baixa?

Veja alguns fatores que causam imunidade baixa:

  • Nutrição inadequada com falta de alguns nutrientes específicos;
  • Consumir calorias vazias como alimentos cheios de sal, açúcar, gordura e aditivos químicos;
  • Imunodeficiências, como uma infecção de HIV por exemplo;
  • Doenças autoimunes, como artrite, lúpus e diabetes tipo 1, por exemplo, onde o próprio sistema imunológico ataque células saudáveis;
  • Ter estresse crônico: o estresse crônico aumenta os níveis de cortisol do organismo, o que acaba reduzindo a produção de prostaglandinas (hormônios do sistema imunológico responsáveis por dilatar os vasos sanguíneos e atuarem como anti-inflamatórios);
  • Uso prolongado e excessivo de medicamentos;
  • Consumo de álcool: prejudica a capacidade dos glóbulos brancos de matar os germes;
  • Sedentarismo;
  • Sono insuficiente;
  • Falta de higiene;
  • Overtraining;

Overtraining

Overtraining

Você sabe o que é overtraining? É o excesso de treino sem um período razoável de descanso. Durante o exercício, os músculos estão sofrendo lesões o tempo inteiro, e essas lesões precisam ser reparadas pelo organismo a fim de que os músculos cresçam e fiquem cada vez mais fortes.

Porém, é o sistema imunológico que repara esses danos causados ao músculo, e se ele estiver ocupado o tempo todo com os músculos, significa que outras partes do corpo ficarão sem proteção.

Dessa forma, o overtraining pode fazer com que você pegue mais resfriados e infecções do que antes, mesmo estando em ótima forma física.

Fortaleça seu sistema imunológico!

Pessoas que possuem um estilo de vida saudável possuem um sistema imunológico mais forte.

Faça atividades físicas regularmente, mas sem exageros

As atividades físicas fortalecem o corpo, melhoram o humor, combate o estresse e fortalece o sistema imunológico, portanto, faça atividades físicas regularmente. Lembre-se de fazer pausas na semana e de variar o grupo de músculos.

Banner da academia Cia do Corpo

Tenha um sono de qualidade

Um sono insuficiente ou de má qualidade interrompe a produção de glóbulos brancos, o que aumenta o risco de você ficar doente.

Gerencie seu estresse

O estresse diminui a efetividade do sistema imunológico, pois hormônios como o cortisol são liberados e deprimem a resposta imunológica.

Portanto, aprenda a lidar melhor com seu estresse para manter seus níveis de cortisol baixo, e diminua na medida do possível as atividades que te causam estresse.

Adote boas práticas de higiene

Sempre antes de preparar refeições e de se alimentar, depois de tocar no lixo, depois de usar o banheiro e depois de ter contato direto com uma pessoa doente, lave suas mãos. Tenha cuidado no manejo dos alimentos, lave bem frutas e verduras.

Se alimente bem

Comer alimentos saudáveis melhora o bem-estar geral e fortalece o sistema imunológico.

Ingira constante vegetais, frutas, grãos, proteína, gordura e carboidratos, e evite ingerir alimentos processados, repletos de gordura ou açúcar, por exemplo.

Durma bem

O sono é essencial para o equilíbrio e recuperação do corpo. Ter noites mal dormidas certamente prejudica o sistema imunológico.

Suplementação

A suplementação com as vitaminas A, E, C, D, Ácido Fólico e Ferro podem melhorar a imunidade, repondo a quantidade certa de nutrientes para o organismo.

Banner da academia Cia do Corpo

Esperamos que tenha gostado de nosso post! Deixe sua opinião nos comentários.

Confira nossa plataforma de aulas online e mantenha seu shape em casa (clique aqui) , e claro, fortaleça também seu sistema imunológico.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp