fbpx
Implemente essas 7 dicas e evite lesões durante os exercícios físicos!

Implemente essas 7 dicas e evite lesões durante os exercícios físicos!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Evitar lesões durante os exercícios físicos é tão importante para o seu bem-estar e sua saúde quanto cuidar do corpo, afinal, não é possível treinar com dores e com algum machucado, não é mesmo? Por esse motivo, trouxemos 7 dicas essenciais para você treinar sem medo e prevenir lesões durante os exercícios. Confira!

1-     Alongar-se é fundamental!

O risco de lesões na academia aumenta bastante se você parte direto para o treino sem preparar os seus músculos para essa prática. Então, é muito importante dedicar um tempo ao aquecimento e ao alongamento para não ter problemas.

Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos, o que acaba preparando e aquecendo o corpo antes da atividade física, e eliminando a tensão depois que a atividade já foi feita.

Durante o alongamento, as fibras musculares são estiradas, o que proporciona uma amplitude maior dos movimentos e melhora a performance durante os exercícios físicos, contribuindo também na prevenção de lesões.

Evite lesões durante os exercícios físicos: Alongue-se

2-     Varie os exercícios físicos

Durante os exercícios físicos, os músculos sofrem micro lesões, e é preciso um tempo de descanso para que esses músculos se recuperem. Por esse motivo, não é recomendado executar os mesmos exercícios todos os dias da semana, pois aumenta razoavelmente as chances de causar alguma lesão mais grave.

Cada pessoa, de acordo com seu físico, tempo do treino, tipo de treino, genética e alimentação, deve ter determinado tempo de recuperação para treinar o mesmo grupo muscular, onde em média esse tempo gira em torno de 24 a 72 horas.

3-     Não exagere na carga ou na intensidade dos exercícios

A ânsia de conquistar massa muscular de forma rápida leva as pessoas ao exagero. Essa atitude certamente danifica os músculos, atrapalha no ganho de massa muscular e causa lesões, pois acaba exagerando na carga ou na intensidade do exercício antes de suportá-lo em um processo de evolução.

Por isso, vá com calma e siga as orientações dos seus instrutores para evitar lesões na academia.

Banner Cia do Corpo

4-     Um bom descanso é fundamental!

Durante o treino as fibras musculares são lesionadas, e essas micro lesões precisam ser regeneradas. Esse processo de regeneração se dá durante o descanso, onde o músculo se hipertrofia e cresce, ficando mais resistente e mais forte.

Sem dúvida, músculos mais fortes sofrem menos lesões!

5-     Dê atenção ao que você come!

Malhar é só a metade do processo para atingir sua meta na atividade física: A outra metade está na sua alimentação!

Após a realização do treino o corpo precisa recuperar a energia perdida, evitar a perda de massa muscular e iniciar o processo de recuperação muscular. Por isso, é preciso ter um controle de tudo o que é ingerido, pois uma alimentação equilibrada irá fornecer os nutrientes adequados para que essa recuperação possa acontecer, deixando os músculos mais fortes e prevenindo lesões.

6-     Não esqueça de beber bastante água!

Aproximadamente 65% do peso corporal humano é composto por água, e ainda mais surpreendente, aproximadamente 75% do peso dos músculos é composto por água. Baseados nesses dados, já podemos notar a grande importância de beber água para o nosso organismo, sendo um componente indispensável na recuperação muscular e na prevenção de lesões.

7-     Busque a orientação de um profissional

A última, e sem dúvida a principal dica, é que você sempre busque a orientação de um profissional de educação física! Afinal, você deve praticar exercícios físicos para ganhar saúde, e não para ganhar lesões.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como evitar lesões durante a atividade física? Conte pra gente nos comentários!

Evite lesões durante os exercícios físicos: Busque ajuda de um profissional

Venha fazer seu treino aqui na Cia do Corpo! Temos profissionais qualificados e experientes que irão elaborar um treino específico para atingir seus objetivos o mais rápido possível, e claro, de maneira que você não sofra lesões.

Agende sua aula experimental em uma de nossas unidades! Esperamos por você.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp