fbpx
Falta de confiança? Aprenda a resolver

Falta de confiança? Aprenda a resolver

Tempo de Leitura: 4 minutos

A autoconfiança é o fruto das respostas que o corpo dá a tudo que foi vivido desde sua infância até a fase adulta.  Sendo assim, caso você sofra de falta de confiança saiba que é devido a alguma situação vivada de muito estresse, decepção ou humilhação que impactou na construção da sua autoimagem.

A falta de confiança em si mesmo está ligada tanto ao sentimento de inferioridade, quanto ao medo de sofrer alguma rejeição.

O sentimento de inferioridade é um estado emocional, onde o indivíduo acreditar não ser bom o suficiente em tudo que faz. Esse sentimento gera o medo de uma rejeição, pois esses indivíduos tendem a se comparar com os outros e se sentirem inferiores, ocasionando o medo de fracassar, de se frustrar e de receber críticas.

Essa insegurança costuma atrapalhar bastante a vida das pessoas, pois pessoas inseguras tendem a se cobrar demais. Essa cobrança acarreta em estresse, pois a pessoa não se acha capaz de cumpris suas funções.

Conheça os principais sintomas da falta de confiança

  • Perfeccionismo em excesso;
  • Dificuldade em se impor em público e expor suas ideias;
  • Costume de enxergar somente as próprias limitações e não confiar em suas habilidades;
  • Dificuldade em dizer não para outras pessoas;
  • Tendência a procrastinação;
  • Costume de se comparar a todo momento;
  • Inabilidade de receber críticas;
  • Medo de se arriscar;
  • Acreditar que não dá conta, e com isso, perder oportunidades.

É claro, todos sentimos um frio na barriga ao enfrentar situações inusitadas, como falar em público, apresentar trabalhos, ir a uma entrevista de emprego ou diversas outras situações, pois isso é completamente normal.

Porém, há pessoas que sofrem constantemente com a falta de confiança, até mesmo em momentos que não estão sujeitos a ameaça alguma.

A falta de autoconfiança destrói muitos sonhos, pois a pessoa se convence de que não é suficientemente bom, impedindo sua evolução.

A autoconfiança não surge espontaneamente

A autoconfiança não surge espontaneamente, na verdade ela é construída ao passar do tempo e requer trabalho.

Não se trata de algo de possa ser aprendido como um conjunto de normas, pois é algo mais profundo e é construído a partir de seu estado mental.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que possuem o potencial de te ajudar a superar a falta de confiança.

Procure terapia

Como a autoconfiança está vinculada a traumas do passado, buscar ajuda para constituir uma nova concepção desses pontos pode ajudar.

O profissional vai identificar o que te levou a desenvolver determinado medo ou problema, com a finalidade de encontrar o porquê certas inseguranças influenciam no seu dia a dia.

Procure também se auto questionar, e tente ter um ponto de vista proativo buscando alternativas de mudar a avançar.

Desenvolva o autoconhecimento

Antes de mais nada é preciso se conhecer, para depois conseguir confiar em suas habilidades e qualidades.

Portanto faça exercícios de autoavaliação, para assim identificar os seus pontos positivos e habilidades. Com isso, você saberá quais características devem ser trabalhadas e melhoradas.

Conheça seu eu verdadeiro, e tenha sempre em mente que as coisas pelo qual passou é o que te torna especial e único no mundo.

Acredite em você mesmo

A autoconfiança pode ser destruída quando começamos a nos comparar com outras pessoas.

Não perca tempo se comparando com os outros e sentindo autopiedade, gaste toda essa energia no aprimoramento de suas habilidades e cumpra seus propósitos e metas!

Seja responsável por suas escolhas

Você deve ser o responsável pelas escolhas da sua vida.

A autoconfiança aumenta quando temos controle de nossa própria vida.

Nesse sentido, é preciso tomar decisões que irão te ajudar a superar as dificuldades. Isso também te ajudará a resolver o problema de falta de confiança.

Não tenha medo de sair de sua zona de conforto

Sair da zona de conforto pode te surpreender, pois você encontrará diversas possibilidades que sempre se privou de explorar.

Explore suas verdadeiras habilidades, dando assim um grande passo para conquistar sua autoconfiança.

Atividades físicas

Praticar exercícios físicos combate a timidez, pois as atividades auxiliam a linguagem corporal fazendo com que a pessoa não se sinta presa a situações do dia a dia.

Normalmente, pessoas que sofrem de falta de confiança são retraídas e não gostam de se expor. Sem dúvidas, a pratica de um exercício físico trabalha sua postura, o que pode influenciar na aquisição de confiança.

Há estudos que comprovam que a atividade física tem o poder de aumentar a confiança.

Um estudo realizado em 2016, publicado na revista Neuropsychiatric Disease and Treatment concluiu que a atividade física praticada regularmente melhorou a imagem corporal dos participantes do estudo, e com isso se sentiram mais confiantes.

Portanto, faça do autocuidado uma prioridade. Quando conseguir se sentir bem fisicamente, também se sentirá mais confiante.

Banner da academia Cia do Corpo

 

Venha para a Cia do Corpo

Contribua com sua saúde emocional, e venha praticar exercícios na Cia do Corpo.

A musculação promove a beleza natural do corpo, o que consequentemente torna o praticante mais confiante e motivado no dia a dia.

Temos diversas modalidades, temos certeza que vai se identificar com alguma.

Venha fazer uma aula experimental! Esperamos por você.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp