fbpx
Dores musculares pós-treino? Elimine-as com 7 dicas simples!

Dores musculares pós-treino? Elimine-as com 7 dicas simples!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Você já sentiu aquela dorzinha após realizar um treino? Fique tranquilo! A dor é uma resposta natural do músculo devido ao estímulo que ele sofreu. As dores musculares aparecem especialmente aos iniciantes da musculação ou para quem está iniciando um novo tipo de treinamento.

Acordou com aquela dorzinha muscular do treino de ontem, e está na dúvida se deve ir para academia hoje?

A resposta é sim! Você deve ir realizar seu treino normalmente. Como não é necessário treinar o mesmo grupo muscular, então não há motivos para faltar!

A dor muscular que surge na manhã seguinte após o treino é chamada de dor muscular de início tardio (DMT), e geralmente, ela caracteriza a reconstrução das microlesões que o músculo sofreu durante o treino. Esses sintomas costumam aparecer entre 8 e 24 horas após o treinamento.

Confira a seguir 7 dicas simples de como amenizar ou até mesmo eliminar as dores musculares pós-treino!

1.      Faça uma progressão gradual

É preciso fazer uma progressão gradual do exercício, dando tempo suficiente para sua musculatura se adaptar ao novo estímulo. Ou seja, comece com treinos mais leves respeitando sues limites e vá aumentando aos poucos.

2.      Durma bem o suficiente

O momento em que o corpo melhor se recupera das atividades diárias e da DMT é quando estamos dormindo. Não dormir o suficiente pode fazer a DMT durar mais tempo do que deveria, então, faça do sono seu grande aliado!

3.      Faça uma alimentação equilibrada

Quem não se alimenta após uma atividade física permite que o organismo utilize a massa muscular para recuperar a energia, ocasionando na perda de músculos.

A alimentação pós-treino tem o objetivo de recuperar o organismo, os músculos e a energia. O uso de suplementos também auxilia nessa recuperação.

Saiba mais sobre esse assunto em nosso post – Alimentação pré e pós treino: Veja sua importância – Clique aqui. (https://www.ciadocorpoacademia.com/alimentacao-pre-e-pos-treino-veja-sua-importancia/)

4.      Massagem

Se você massagear os músculos cansados com rolinho de espuma, também conhecidos como rolo de liberação miofascial, em um período de 1 a 6 horas após o exercício, você pode reduzir significativamente as dores musculares no dia seguinte. Essa massagem pode ser feita por você mesmo!

Dores musculares pós-treino: Faça massagens

5.      Banho gelado

Uma outra alternativa de aliviar as dores pós-treino é tomando um banho gelado! Você pode não saber, mas a maioria das equipes esportivas profissionais tem uma banheira cheia de gelo no vestiário, e depois de treinos difíceis, os atletas passam cerca de 10 minutos de molho nessa água gelada. Algumas horas depois, coloque uma bolsa quente ou qualquer outra fonte de calor sobre os músculos tensos. Isso estimulará o fluxo sanguíneo e eliminará a tensão, o que por sua vez, acelerará o processo de recuperação muscular.

6.      Atividades de recuperação e alongamento

As atividades de recuperação são utilizadas para aliviar as dores musculares causadas pelo treino. Trata-se de exercícios de intensidade baixa. Essas atividades aumentam a circulação sanguínea, aliviando as dores e acelerando o processo de recuperação muscular, já que o sangue levará mais oxigênio e nutriente para os músculos.

Portanto, faça um passeio no parque, ande de bicicleta ou mesmo faça um alongamento!

7.      Busque a orientação de um profissional

A última, e sem dúvida a principal dica, é que você sempre busque a orientação de um profissional de educação física! Afinal, você deve praticar exercícios físicos para ganhar saúde, e não para ganhar lesões.

Devo tomar remédios de dor?

Somente use remédios se for por indicação de seu médico, afinal, a dor muscular faz parte do treinamento.

MAS ATENÇÃO! Se essas dores persistirem ou forem nas articulações, é hora de procurar um médico!

Banner Cia do Corpo

E aí, gostou das nossas dicas sobre como eliminar as dores musculares pós-treino ou gostaria de compartilhar alguma conosco? Conte pra gente nos comentários! Ah, e não esqueça de solicitar sua aula experimental!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp