fbpx
Banho gelado: É estimulante, ajuda na recuperação muscular e muito mais!

Banho gelado: É estimulante, ajuda na recuperação muscular e muito mais!

Tempo de Leitura: 3 minutos

Os benefícios que o ato de tomar banho gelado pode proporcionar à nossa saúde e bem-estar vem sendo discutidos há um certo tempo, afinal, essa prática é estimulante, ajuda na recuperação muscular, aumenta a imunidade, estimula a perda de peso e muito mais.

É impressionante como uma prática tão simples tem o poder de trazer tantos benefícios para nossa vida! Quer saber mais? Então leia nosso post e descubra a diferença que o banho gelado pode fazer em sua vida.

Xô procrastinação!

Já aconteceu de você planejar várias tarefas a serem cumpridas ao longo do seu dia, porém, na hora de coloca-las em prática arrumou alguma desculpa para não as executar? O nome disso é procrastinação. Sem dúvida, esse é o maior obstáculo na vida de quem deseja sair da zona de conforto e implementar hábitos saudáveis, como por exemplo, praticar atividades físicas diariamente.

Não se preocupe, pois há uma forma muito simples de você superar esse problema: Tomando banhos gelados.

Apesar de ser algo desagradável para a maioria das pessoas, tomar banho gelado causa uma espécie de choque em nosso corpo que melhora a circulação sanguínea, causando o aumento da demanda de oxigênio do corpo. Além disso, essa prática acelera os batimentos cardíacos, o que nos deixa num estado de alerta. Isso causa um estado estimulante, podendo ser interessante para começar o dia ou antes de uma atividade que exige foco e atenção.

Conheça outros benefícios que o banho gelado pode proporcionar em sua vida!

Melhora a saúde da pele e do cabelo

A água gelada pode ajudar a melhorar a pele e o cabelo, impedindo que eles percam a hidratação natural. Além disso, a água gelada fecha as cutículas dos fios, deixando o cabelo mais brilhante, forte e saudável.

Reduz o estresse e melhora o humor

Os banhos gelados funcionam como uma espécie de terapia de choque leve. O cérebro libera endorfinas, o chamado hormônio da felicidade, causando uma sensação de bem-estar capaz de reduzir o estresse.

Quer uma terapia mais prática que essa? Basta ficar debaixo d’água gelada e relaxar.

Estimula a perda de peso

No objetivo de manter o corpo aquecido, o organismo precisa aumentar o gasto energético. Isso, por sua vez, pode dar uma pequena ajuda na perda de peso!

Aumentam a imunidade

Segundo vários estudos, tomar banho gelado regularmente aumenta a quantidade de células de defesa do organismo. Isso quer dizer que nosso corpo fica mais apto a combater doenças como viroses e resfriados.

Banner Cia do Corpo

Melhora dores musculares e ajuda na recuperação do músculo

Se você é um atleta, sabe que tomar um banho gelado após um treino intenso é uma das melhores coisas para uma recuperação muscular mais eficaz.

Isso porque o banho gelado promove a contração dos vasos sanguíneos e melhora a circulação, o que ajuda a remover ácido láctico, que em excesso pode causar dores musculares.

Mas afinal, como implementar esse hábito em meu cotidiano?

Você não precisa começar diretamente no banho gelado, comece com um banho morno e vá mudando a temperatura para fria durante o banho e deixe até o final. Fique sob a água gelada de 2 a 3 minutos (na temperatura mais gelada que conseguir) e respire fundo!


Baseado em:

https://www.tuasaude.com/banho-gelado/

https://www.mundoboaforma.com.br/beneficios-de-um-banho-gelado/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp