fbpx
As Atividades físicas podem melhorar problemas de saúde!

As Atividades físicas podem melhorar problemas de saúde!

Tempo de Leitura: 5 minutos

As atividades físicas podem melhorar problemas de saúde

Problemas de saúde são condições que afetam nosso bem-estar e a qualidade de vida. Diante disso, é importante conhecer as causas de tais problemas, pois algumas medidas são importantes para melhorá-las e até mesmo preveni-las.

Com o avanço da tecnologia, videogames e serviços de Streaming, as pessoas tendem a se conectar cada vez mais com o mundo virtual e menos com o mundo real, o que leva ao sedentarismo, e este agrava a qualidade de vida das pessoas.

Um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018 relata que 1 em cada 4 adultos é sedentário, e entre adolescentes, 4 em cada 5.

Atualmente todos sabem que a prática de atividade física é um grande aliado para gerar melhoras na qualidade de vida das pessoas, melhorando a saúde e a forma física.

Trouxemos para você uma lista de doenças que podem ser amenizadas ou solucionadas pela prática de exercícios físicos. Confira!

Diabete

O que define essa doença tanto a diabetes tipo 1, quanto a diabetes tipo 2- é o excesso de glicose na circulação do sangue.

A diabetes está diretamente ligada a alimentação e também a falta de exercício. Movimentar o corpo não só abaixa o nível de açúcar no sangue como também propicia a ação da insulina, convertendo a glicose em energia.

As atividades aeróbicas são as mais indicadas.

Câncer

Um artigo de 2015 apontou que pessoas que se exercitaram em intensidade moderada — aproximadamente de três horas por semana — após receberem diagnóstico de um tumor apresentaram uma probabilidade de 35% menor de chances de falecer dessa causa. Comprovando que as atividades físicas podem melhorar problemas de saúde.

É muito importante nunca se exercitarem sem autorização!

Fonte: Google

 

Doenças respiratórias

Atualmente o sedentarismo é notoriamente o principal encurtador de vida de portadores de doenças respiratórias.

A DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) é uma espécie de inflamação crônica dos pulmões oriundas da inalação contínua de poluentes ou do tabagismo que acaba gerando falta de ar e tosse.

Para ameniza os estragos da DPOC e reconquistar a qualidade de vida é recomendado as atividades físicas, pois atividades conferem fôlego, independência.

Para os portadores de asma, as atividades físicas também conferem benefícios, mas tenha cuidados e sempre porte sua bombinha durante os treinos.

Fonte: Google

Cirrose

Apesar de ser popularmente conhecida por ser causada pelo consumo do álcool, também existe a cirrose crônica B e C e a esteato-hepatite não-alcoólica.

Essa doença compromete o funcionamento do fígado, resultando em acúmulo de gordura ligado a obesidade, entre ouros.

Fique sempre de olho na balança e concilie exercícios aeróbicos com musculação. 

Doença renal

A doença renal crônica é uma lesão dos rins que evolui com perda lenta, progressiva e irreversível de suas múltiplas funções. Porém, a progressão da doença pode ser reduzida se houver mudanças de hábitos alimentares e físicos.

A musculação é muito indicada, portanto, reserve tempo para essa prática.

Osteoporose

A osteoporose representa a diminuição acentuada da densidade óssea, e normalmente é associada com a idade, acometendo idosos e principalmente mulheres.

Praticar atividades físicas desde a juventude estimula o depósito de cálcio nos ossos e diminui o ritmo de células que a degradam. As vantagens para os adultos também são visíveis, e a perda óssea é desacelerada ao vencerem o sedentarismo.

A prevenção contra a osteoporose deve ser um projeto de longo prazo, com atividade física para proteção do tecido ósseo.

Epilepsia

Epilépticos costumam ser proibidos de praticar exercícios, mas normalmente isso se deve ao medo ou pelo sentimento de superproteção. Essa é uma atitude muito egoísta, pois o hábito de se exercitar favorece o controle das crises e beneficia aspectos psicossociais.

O recomendado é consultar um neurologista para saber quais as melhores modalidades.

Artrite reumatoide

Esse mal prejudica as juntas. O exercício físico tem o poder de reduzir a dor e mantém a capacidade funcional das juntas.

Panes cardíacas são frequentes nos portadores desse mal, e as atividades físicas também previne esse problema.

Está esperando o que para se exercitar?

Hipertensão

Pessoas que sofrem de pressão alta correm grandes riscos de desenvolverem doenças cardiovasculares.

Ficar parado o dia todo contribui para a elevação crônica da pressão, podendo gerar lesões nos órgãos, como rins, cérebro e coração, portanto saia do sedentarismo!

Exercícios moderados tratam e previnem essa doença.

Colesterol alto

Na maioria das vezes essa doença está relacionada a má alimentação e ao sedentarismo.

Atividades se tornam grandes aliados para controlar o colesterol, pois espantam a inatividade do corpo, ativando a circulação sanguínea, aumentando o HDL e evitando que o LDL, gorduras e triglicérides acumulem nas artérias.

Obesidade

As duas maiores causas da obesidade são a inatividade e os maus hábitos alimentares.

Portanto, um programa de exercícios físicos bem orientados por um profissional de educação física e uma dieta preparada por um nutricionista, os objetivos de se combater à obesidade serão alcançados.

A prática de exercícios físicos é um aliado importante para tratar essa doença e te proporcionar uma vida com mais qualidade.

atividades físicas podem melhorar problemas de saúde

Saia do sedentarismo!

A OMS aconselha 150 minutos semanais de exercícios físicos de intensidade leve ou moderada (aproximadamente 20 minutos por dia) ou ao menos 75 minutos de exercícios físicos de maior intensidade por semana (aproximadamente 10 minutos por dia).

É preciso planejar a rotina de suas atividades para alcançar qualidade de vida.

Agora que você já sabe que as atividades físicas podem melhorar problemas de saúde:

Nós da cia do corpo queremos te ajudar. Você sofre de alguma dessas doenças os conhece alguém que sofra? Chame-o e venha treinar com a gente! Temos diversas modalidades, tenho certeza que vão se identificar com alguma!

Temos profissionais para montar seu treino de acordo com sua necessidade e disponibilidade, então a falta de tempo não é mais desculpa! Clique aqui e entre em contato conosco.

Conhece mais alguma doença em que a atividade física ajude? Conte pra gente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp