fbpx
Álcool x Musculação: Realmente prejudica a hipertrofia?

Álcool x Musculação: Realmente prejudica a hipertrofia?

Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabe quais são os efeitos do álcool na musculação? Algumas pessoas podem até contestar, mas especialistas afirmam: Álcool e atividade física não combinam!

Muitas pessoas sustentam o fato de tomarem uma cervejinha e não sentirem qualquer diferença no desempenho. Essa diferença, na realidade, é a princípio imperceptível e gradual.

Mas então, como lidar com a “tentação” de sair para beber socialmente? Não precisa se privar, basta ter equilíbrio e moderação!

Em nosso post, saiba como é possível treinar de forma eficiente sem comprometer seus resultados e sem deixar de brindar com seus amigos!

Álcool x Musculação

Álcool x Musculação

Afinal, é mito ou verdade que os praticantes de atividades físicas não devem consumir álcool? Na realidade, o consumo moderado de álcool não é proibido, mais sim, o excessivo e prolongado:

O consumo excessivo e prolongado de álcool pode exercer efeitos prejudiciais nas habilidades psicomotoras, como no equilíbrio, tempo de reação, precisão, estabilidade, coordenação motora complexa, além de resistência muscular e perda de velocidade.

Ademais, o consumo de álcool também pode produzir alterações patológicas no coração, fígado, cérebro e músculos, o que pode levar a incapacidade e morte.

Desidratação

Devido ao consumo de bebidas alcoólicas, os rins precisam filtrar uma grande quantidade de água para quebrar as moléculas de álcool, e isso leva a desidratação.

O efeito diurético que a bebida causa não é a eliminação do álcool, mas sim, a eliminação de cálcio e sais minerais. Para diminuir esse problema, é recomendado revezar o consumo de álcool com o consumo de água.

Do contrário, o impacto da desidratação é sentido na atividade física: Em média, 70% dos músculos são compostos de água, e os ganhos que poderiam ser obtidos no treino acabam sendo comprometidos.

Fadiga excessiva

Ter motivação e força de vontade é essencial para encaixar a musculação na rotina diária. Porém, o consumo desmedido de álcool faz com que o corpo esgote suas fontes de energia para se recuperar.

Após uma noite de bebedeira, o sono ruim impossibilita o descanso de qualidade. Além de impedir que os músculos se regenerem e se desenvolvam, a fadiga prejudica a performance nos próximos treinos — às vezes, por mais de 48 horas.

Isso sem falar no fato de que muitas pessoas usam a ressaca como desculpa para não ir à academia, pois se sentem, além de mais estressadas, indispostas.

Acúmulo de gordura

Bebidas alcoólicas são bastante calóricas, portanto, causam o acúmulo de gorduras. Cada grama de álcool tem 7 calorias, perdendo apenas para as gorduras boas, com 9 calorias por grama.

Mas, diferentemente das gorduras boas (encontradas nas oleaginosas, no azeite de oliva, no salmão etc.), as calorias do álcool não trazem nada de nutritivo para o organismo.

Uma vez no fígado, a bebida se torna uma substância tóxica (acetaldeído), que gera alterações metabólicas e leva ao acúmulo de gordura no órgão.

Daí decorrem problemas como a dificuldade para eliminar toxinas e a diminuição da capacidade de absorver vitaminas e minerais.

álcool x musculação

O álcool prejudica o ganho de massa muscular e a hipertrofia

Uma alta ingestão de bebida alcoólica pode acabar causando deficiências de inúmeras vitaminas essenciais para o corpo. Entre elas podemos citar: C, B1, B2, B6 e B12. É praticamente impossível conquistar massa magra se alguma destas vitaminas estiver em deficiência no corpo!

Dessa forma, a síntese proteica é comprometida e os níveis de testosterona é diminuído, e assim, todos os processos relacionados à manutenção e ao crescimento muscular são prejudicados.

Devido a todos esses fatores, é essencial beber apenas socialmente e com moderação, onde seu consumo deve ser feito de maneira esporádica — jamais diariamente —, pois o álcool não faz parte de uma rotina de alimentação balanceada.

Seguindo essa dica, pode-se treinar de maneira eficiente e alcançar os resultados desejados sem precisar recusar os convites para sair.

Banner Cia do Corpo

Venha conquistar o shape de seus sonhos aqui na Academia Cia do Corpo! Aqui você encontra profissionais capacitados que darão o suporte necessário sem desperdiçar seu tempo e causar frustações!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp