A verdade que ninguém nunca contou sobre timidez

A verdade que ninguém nunca contou sobre timidez

Tempo de Leitura: 4 minutos

A timidez é uma condição bem complexa, abrange desde a sensação de desconforto ate um tipo de medo irracional quando estamos diante de uma situação de socialização. É como uma ‘ansiedade social’, caracterizada pelo medo diante de outras pessoas. Isso pode causar uma rejeição a qualquer nova forma de experiência.

A timidez não é tida como doença, é apenas uma condição humana que todos estamos sujeitos, devido a nossa fragilidade e vulnerabilidade. Ela deve ser trabalhada de forma a não atrapalhar ou bloquear o convívio social.

O que desencadeia a timidez?

O que desencadeia a timidez é o medo de pessoas desconhecidas, pessoas em posição de autoridade e pessoas do sexo oposto, ao qual sente alguma atração.

Ser o centro das atenções? Nem pensar! Grandes números de pessoas onde é preciso se impor, ou simplesmente, um status social inferior já despertam a reação de timidez.

Também pode ser causada por:

Medo de não ser aceito, de dizer algo e ser julgado e rejeitado pelas pessoas;

Necessidade de receber atenção, e quando não correspondido afeta a autoestima, e por consequência acaba se isolando ainda mais;

A necessidade de fazer tudo sempre de forma perfeita, com medo e vergonha excessiva de errar.

O fato é, todos já passamos por situações desconfortáveis e ficamos envergonhados, e isso é totalmente normal. Mas existem diferenças, pessoas mais tímidas não conseguem administrar esse sentimento, e isso atrapalha a autopercepção.

A timidez parece ser caracterizada por três eventos interiores:

  1. Predisposição para sentir medo diante de novas experiencias;
  2. Forte consciência da reação de medo. Com isso, o seu corpo apresenta enrubescimento, suadouro, frio, gaguejamento, isolação;
  3. Experiência de embaraço (vergonha) por acreditar que todos estão percebendo essas reações, o que acaba piorando tudo.

Não confunda com extroversão!

Existem diferenças entre pessoas tímidas e pessoas extrovertidas. Pessoas tímidas são consequentemente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidas cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade. E os introvertidos não-tímidos podem ser socialmente hábeis, mas que preferem a própria companhia.

A personalidade é um forte indicador da felicidade, e está relacionado ao bem-estar de cada um.

Os tímidos muitas vezes experimentam baixa autoestima e medo de rejeição. Mas fique tranquilo, a timidez pode ser solucionada com algumas estratégias práticas que podem ser aplicadas aos poucos.

Confira abaixo estratégias práticas para dar a volta por cima!

Force-se e acredite em si mesmo

Assuma um compromisso consigo mesmo e não desista de tentar. Acredite, aos poucos o medo vai sendo superado. Você pode fazer o que quiser, basta acreditar em si e fazer acontecer.

Saia da zona de conforto

Tentar ter relações sociais é muito importante, para que o sentimento de deslocação seja diminuído. Enfrente seus medos! Converse com pessoas desconhecidas na rua, vá a festas, pratique exercícios, enfim, saia de sua zona de conforto.

Respeite-se

Respeite o seu limite e os momentos em que acredita ser realmente necessário se “isolar”. Do contrário, se forçar de forma extrema pode desencadear um estresse desnecessário.

Comece um novo hobby

Comece a praticar coisas novas, como academia, dança, teatro, língua estrangeira. Será ótimo para socialização, e qualquer um deles será um prazer na sua vida.

Exercícios

Para liberar o estresse e ansiedade que a timidez produz, o exercício físico é uma ótima solução. A quantidade de energia que você tem é associado a ansiedade.

O exercício fará você gastar essa energia e te proporcionará bem-estar. Vale ressaltar que será ótimo para sua autoestima, pois melhora sua aparência e aumenta consideravelmente sua autoconfiança.

treino na fadiga

Venha fazer parte da Cia do corpo!

Já sabemos que a socialização é a saída para quem deseja se livrar da timidez, e que exercitar-se gasta suas energias e melhora a ansiedade.

A musculação promove uma melhora na autoestima e na saúde em geral, o que fará você se sentir mais confiante e motivado no se dia a dia. Venha fazer uma aula experimental!

Garanto que sua timidez irá melhorar consideravelmente, então não perca mais tempo. Esperamos por você!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Fale Conosco Pelo WhatsApp