fbpx
A importância de beber água para o ganho de massa muscular

A importância de beber água para o ganho de massa muscular

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na busca de construir um corpo com mais massa muscular, saúde e qualidade, tendemos a focar apenas ao consumo de proteínas, carboidratos, suplementos, gorduras boas, modulação hormonal…, e acabamos esquecendo a importância de beber água.

Beber bastante água é importante não só para nossa saúde e sobrevivência, mas também para o crescimento muscular. Conheça nesse post a importância de beber água para o ganho de massa muscular!

Água X Massa muscular

Aproximadamente 65% do peso corporal humano é composto por água, e ainda mais surpreendente, aproximadamente 75% do peso dos músculos é composto por água. Baseados nesses dados, já podemos notar a grande importância de beber água no ganho de massa muscular.

Uma desidratação pequena de apenas 1,5% já pode resultar em perda de força muscular e resistência, e quanto mais desidratado o corpo estiver, mais força e resistência irá perder. Vale ressaltar que quando temos a sensação de sede, nosso corpo já está cerca de 2% desidratado. Portanto, você deve ficar totalmente hidratado durante o treino, pois do contrário, sua força e tamanho muscular irá diminuir.

De acordo com pesquisas, quando os níveis de água diminuem em nosso organismo, ocorre um encolhimento das células, o que causa a degradação da proteína muscular e uma ‘quebra’ muscular. A manutenção de níveis de hidratação adequados reduzirá a degradação de proteínas e ajudará na síntese delas.

Além disso, a desidratação afeta nossa digestão e dificulta a absorção dos macros e micronutrientes ingeridos, aumenta a temperatura corporal, dificulta o transporte de oxigênio glicose (energia), gordura e outros nutrientes para as células do corpo, e afeta o amortecimento e lubrificação entre as articulações.

Quanta água preciso ingerir para o ganho de massa muscular?

O recomendado é beber no mínimo 0,35ml por cada quilo de peso, ou seja, uma pessoa de 60kg deve beber 2,1 litros de água (0,35×60).

Outra forma de calcular a quantidade mínima de água de deve ser ingerida diariamente é através das calorias gastas por dia, utilizando o seguinte cálculo:

1L de água por 1.000 calorias gastas por dia. Dessa forma, se uma pessoa gasta 3.000cals por dia, deve ingerir 3 litros de água diariamente.

Uma grande dica é que você carregue sempre uma garrafinha de água para o trabalho ou qualquer outro lugar, pois muitas das vezes deixamos de beber água por preguiça ou por falta de tempo.

Além da hipertrofia muscular, consumir a quantidade certa de água trás diversos benefícios: melhora a pele, as funções celebrais, diminui o cansaço, melhora a pressão sanguíneo, dentre muitos outros. Por isso, hidrate-se!

Banner Cia do Corpo

 

Venha para a Cia!

Por certo, todos sabemos que praticar exercícios físicos melhora a saúde de forma geral, aumenta a autoestima e proporciona mais disposição para as tarefas do dia a dia. Não perca mais tempo, e venha treinar com a gente! Ah, e não se esqueça de trazer a garrafinha!

A academia Cia do Corpo voltou as suas atividades, porém, temos algumas regras para o uso da academia com o cenário da Covid-19. Clique aqui e fique atento a todas as regras e normas que foram decretadas!

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Dúvidas? Fale Conosco Pelo WhatsApp