menu close menu

O que é hipertrofia e quais são seus benefícios

A hipertrofia muscular significa o crescimento dos músculos no corpo humano. Essa hipertrofia pode ser temporária (apenas durante a prática dos exercícios) ou crônica (quando permanece após 3 ou mais dias sem a atividade específica). Isso acontece porque seu corpo tem que se recuperar do estresse sofrido aumentando o tamanho da fibra muscular a fim de suportar mais carga. Além dos fatores biológicos de cada indivíduo, a hipertrofia muscular pode ser adquirida por meio de suplementos alimentares e de treinos de musculação.

A hipertrofia máxima ocorre com a agregação de sobrecargas que pode acontecer de diversas formas. A mais comum e mais utilizada são as repetições em torno de dez movimentos, com intervalos entre séries de um minuto a um minuto e meio. A força e a resistência anaeróbia (momento em que o sistema energético permite aos músculos funcionarem utilizando a energia que têm armazenada) aumentam paralelamente justificando a utilização desse tipo de estímulo para quase todos os objetivos dos treinamentos com pesos.

São muitos os benefícios obtidos com a prática da musculação que na maioria das vezes leva a hipertrofia, incluindo grande disposição física, melhora na circulação sanguínea, correção de desvios de postura, modelagem do corpo, eliminação de gordura e aumento da massa muscular em locais definidos. Consequentemente, aumenta também a resistência cardiorrespiratória, protege as articulações, e desenvolve a performance física dos atletas profissionais e amadores.

A hipertrofia muscular está cada vez mais inserida na rotina de praticantes de musculação avançados para conseguirem melhores resultados em menos tempo. É fundamental a disciplina e persistência de quem malha. Saber qual é a sua meta, manter uma alimentação saudável e utilizar suplementos energéticos corretamente é essencial para a hipertrofia do músculo.

 

18 de março de 2014 | Dicas, Novidades | Comentários